Uniferco é premiada e quer crescer
Cooperativa de produção em Diadema leva o Prêmio Desempenho e se prepara para utilizar 100% da capacidade.
Trabalhador também sabe administrar
A Uniferco, cooperativa formada por trabalhadores da antiga Moferco, em Diadema, recebeu no último dia 17 o prêmio Desempenho empresarial 2007 – Destaque do ano, entregue pela revista Livre Mercado. Ela venceu todos os seus concorrentes no ABC.
“Estamos muito orgulhosos. Foi a prova que trabalhadores não sabem apenas apertar parafusos. Também sabemos administrar bem”, resumiu ontem Antonio Pires Soares, o Tony Ramos, presidente da Uniferco.
Ele e os companheiros fundaram a cooperativa há quatro anos. Dois anos depois, já conseguiam o certificado ISO 9.000, sempre competindo com concorrentes que estavam há pelo menos 15 anos no mercado.
Quando alcançaram o sexto lugar como a melhor montadora de painéis elétricos para áreas de alta segurança no Brasil, há cerca de um ano e meio, a Uniferco atraiu a atenção da Livre Mercado.
A cooperativa já tinha clientes importantes como Petrobras, Furnas e diversas petroquímicas. Há um mês, a revista avisou Tony Ramos que tinham ganhado o Destaque do ano.
Atualmente, a cooperativa utiliza entre 50% e 60% de sua capacidade. Em breve atingirá 70% a 80% e o objetivo é atingir 100%. “Estamos estruturando tudo aos poucos, passo-a-passo, para depois não termos que recuar”, comenta Tony Ramos, destacando o bom momento da economia.
“O crescimento de uma cooperativa é esse, não vamos sair por aí na louca. Temos que ser organizados para ter respaldo no mercado”, explica o presidente da Uniferco. “Participamos de uma iniciativa de economia solidária e ninguém quer ficar rico através dela. Pretendemos, apenas, viver tranquilos”, conclui com humildade Tony Ramos.