Uniferco no caminho certo

Os trabalhadores na Uniferco finalmente conseguiram a regularização da cooperativa e já estão com um nível de produção que permite uma retirada mensal a todos. Eles ocuparam a empresa em dezembro de 2002, depois que o ex-patrão abandonou a massa falida e não pagou os direitos trabalhistas.

A ocupação impediu a retirada do maquinário e ferramental como forma de garantir o recebimento dos créditos até que a Justiça permitiu seu uso pelos trabalhadores. O processo de legalização da cooperativa foi demorado e quase inviabilizou a recuperação da empresa.

“Com a ajuda da Unisol conseguimos superar os obstáculos e agora temos vida jurídica, emitimos notas e assinamos contratos”, comemorou o presidente da Uniferco, Antonio Pires.

Ele disse que, além dos trabalhadores terem retiradas mensais, a cooperativa não tem dívidas.

O próximo passo é a obtenção de certificados de qualidade para os produtos. “Ainda vamos vender para a Petrobrás”, avisou ele.

O presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, visitou ontem os trabalhadores na Uniferco e disse que tanto a Unisol como o Sindicato continuarão a dar todo o apoio necessário para a consolidação da cooperativa.