Universidade do ABC: Projeto tem de ser aprovado neste mês

O grupo de trabalho do Consórcio Intermunicipal que define o formato da Universidade Federal do ABC decidiu intensificar a pressão sobre deputados e senadores para a aprovação do projeto criando a instituição ainda neste mês.

A decisão foi tomada segunda-feira pelo grupo de trabalho, uma vez que a pauta da Câmara Federal está trancada. Isto inviabiliza a apreciação dos projetos que estão na fila para serem votados.

Caso o projeto da Universidade não seja votado até o final deste mês, não haverá tempo suficiente para a realização do vestibular e o início das primeiras turmas em 2005.

“Isso não pode acontecer porque será prejuízo para toda a região”, disse o diretor do Sindicato Hélio Honorato, que representa os metalúrgicos no grupo de trabalho. 

Pressão
Ele explicou que as entidades participantes do grupo estão pressionando os parlamentares para que o projeto entre na pauta na próxima semana de votação que começa no dia 13.

“O PFL e o PSDB estão obstruindo as votações, mas o ABC não pode ser prejudicado”, disse Hélio.

O líder do PT na Câmara, deputado Luizinho, está otimista. Ele afirmou que em época eleitoral as disputas ficam mais acirradas.

“Antes do recesso de julho tínhamos 20 MPs trancando a pauta e conseguimos votar tudo. Agora também vai ser assim”, concluiu.