Universidade do ABC: Semana decisiva
A disposição dos partidos de oposição em trancar a pauta da Câmara Federal no esforço concentrado que os deputados estão realizando nesta semana pode colocar em risco o início das atividades da Universidade Federal do ABC já no próximo ano.
“Se isso realmente acontecer será uma irresponsabilidade da oposição”, disse o diretor do Sindicato Hélio Honorato, que representa os metalúrgicos no grupo de trabalho que está debatendo o formato da Universidade.
Helinho explicou que os parlamentares do PSDB e PFL comandam ação para obstruir os trabalhos e impedir qualquer votação no Congresso.
Para que a Universidade abra pelos menos dois cursos no próximo ano, seu projeto de criação deve ser votado nesta semana, último esforço concentrado antes das eleições de outubro.
“O Ministério da Educação avisou que precisa da aprovação do projeto até o final deste mês, senão ficará sem tempo de realizar o vestibular e dar início aos cursos”, afirmou Helinho.
Ele disse também que as lideranças da região intensificaram pressão sobre os parlamentares. “Tudo indica que só um acordo das lideranças poderá garantir a aprovação da Universidade no tempo hábil, mas os partidos de oposição ao governo Lula não querem saber de conversa”, concluiu Helinho.