Universidade Federal: Alternativa para garantir cursos em 2005
O Ministério da Educação vai implantar um campus provisório da Universidade Federal de São Carlos no ABC como forma de garantir vagas gratuitas no ensino superior já a partir do próximo ano.
Essa alternativa passou a ser trabalhada pelo governo federal na semana passada, já que o projeto criando a universidade na região não foi aprovado no esforço concentrado do Congresso.
A implantação do campus provisório depende apenas da reitoria da Universidade de São Carlos e da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação.
“É uma saída interessante”, comentou Hélio Honorato, o Helinho, representante dos metalúrgicos do ABC no Grupo de Trabalho do Consórcio Intermunicipal que está formatando a universidade da região.
Ele disse que o grupo tem reunião na próxima semana, quando vai aprofundar o debate sobre o campus provisório.
Para Helinho, tanto faz a universidade começar a funcionar com outro nome: “O importante é garantirmos para 2005 os cursos já previstos, como os de formação de professores de física, química e matemática”.
Mesmo assim, ele destaca a necessidade de manter pressão para o Congresso aprovar a criação da Universidade Federal do ABC ainda neste ano.”O campus provisório é para garantir as vagas já no próximo ano e o ideal é durar o menor tempo possível”, concluiu.