Universidade Federal: Campus será descentralizado

O modelo da Universidade Federal do ABC começou a ganhar as estruturas principais de seu perfil em encontro do grupo de trabalho do Consórcio Intermunicipal de Prefeitos, que está incorporando os temas que são consenso dos participantes.

A prefeita Maria Inês (foto), presidente do Consórcio, disse que está decidido que a reitoria será em Santo André e que a universidade terá multicampus, isto é, terá cam-pus nas demais cidades da região.

“Os dois primeiros cursos a serem implantados serão voltados para as áreas de educação e ciências sociais”, disse a prefeita.

Quando totalmente implantada, a Universidade terá cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e desenvolvimento de pesquisas.

Também está decidido que ela terá centros de pesquisas em tecnologia, serviço social e educação, e os cursos terão perfil voltado à área tec-nológica.

>> Setores de ponta

A Universidade Federal vai aperfeiçoar a mão-de-obra da região. “Um centro tecnológico destinado aos setores de ponta, como o automotivo e químico, aumenta a qualidade dos trabalhadores”,disse Hélio Honorato, diretor do Sindicato e representante dos trabalhadores no grupo de trabalho.

Helinho disse que um dos desafios do grupo é concluir o projeto até setembro, para que seja votado pelo Congresso em outubro: “Não podemos perder prazos. É ponto de honra que as aulas comecem em fevereiro do ano que vem”.

A prefeita Maria Inês pediu a participação de todos os setores sociais da região no debate sobre a Universidade. “É um projeto da região do qual todos devem participar”.