Universidade Federal do ABC: Câmara aprova doação de terreno
Finalmente, a Câmara de Santo André aprovou ontem o projeto do prefeito João Avamileno (PT) doando terreno na avenida do Estado para a construção da reitoria e do primeiro campus da Universidade Federal do ABC.
A matéria foi aprovada em sua quarta tentativa, já que seis vereadores contrários à universidade federal aqui na região estavam boicotando a votação.
Na quarta-feira, inclusive, esses vereadores entraram com mandato de segurança para impedir a votação, mas foram derrotados pois a Justiça não acatou o pedido de liminar. Mesmo assim a votação não aconteceu.
Na sessão de ontem, quando perceberam que o projeto seria votado de qualquer jeito, eles não tiveram coragem de votar contra e deram sinal verde para a doação do terreno.
Com a aprovação do projeto, estão garantidas as instalações para o funcionamento da universidade. No próximo ano serão mil alunos em cursos de graduação, enquanto o mestrado e doutorado serão instalados a partir do terceiro ano.
Quando estiver em pleno funcionamento, serão 20 mil alunos nos cursos de graduação, demandando um investimento de R$ 150 milhões anuais.