Universidade Pública no ABC
E aí galera?
Como nós informamos em “OPULSO”, desde meados da década de 80 acompanhamos o movimento pela criação da Universidade do ABC estadual, pública, gratuita e democrática, no acesso e na permanência do aluno. O movimento fez centenas de reuniões e gestões com governantes do Estado, prefeitos, parlamentares e outras autoridades, o que culminou na aprovação, pela Assembléia Legis-lativa, da Lei Estadual nº 9.083/95, que autorizou o governador a criar a Universidade Estadual Pública do ABC. Porém, a lei não saiu do papel, especialmente em decorrência do descaso do governador e do desânimo do movimento.
Este ano, a bancada de deputados do Grande ABC apresentou emenda ao projeto de orçamento público do Estado.
Com o intuito de mobilizar a galera, a Juventude Metalúrgica está realizando uma série de eventos para recolher assinaturas que serão entregues ao ministro da Educação, reforçando o nosso interesse pela Universidade Pública no ABC e para arrecadar alimentos para o programa FOME ZERO que será remetido para as famílias carentes da Vila Vitório e Vila Ferreira. O primeiro será um show de rock com as bandas Morsek, Fúria Tribal, Hzero 13, Delta 9, Front Boys, Piolho di Cobra e Vacation for Fun. A entrada para este evento é um quilo de alimento não perecível com exceção de sal e açúcar, e este evento será realizado na Sede do Sindicato.
A importância do evento
O Pulso ouviu o coordenador da Juventude Metalúrgica Maicon Michel sobre a importância desta iniciativa:
“Eventos como este têm que rolar freqüentemente, para que os jovens se conscientizem sobre a discussão da Universidade Publica no ABC e possam participar dela. Alem disso, essa escola representará um ganho real no bolso da galera da categoria, porque com ela não precisaríamos gastar quase todo nosso salário com a nossa formação e, diga-se de passagem, em faculdades que não estão preocupadas com o nosso desenvolvimento e sim com o nosso dinheiro pois cobram um preço absurdo por isso.”