Urnas fortalecem unidade do ABC

Cinco dos sete prefeitos eleitos na região serão de partidos que compõem a base aliada do governo federal, o PT e o PMDB


Apenas Diadema e Rio Grande da Serra (em verde) não terão prefeitos da base aliada

A partir de 2013, cinco dos sete prefeitos do ABC serão de partidos que compõem a base aliada do governo da presidenta Dilma, o PT e o PMDB.

Para o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, esse novo cenário vai beneficiar ações conjuntas para o desenvolvimento regional. “Será muito bom para a implantação de políticas em parceria com o governo federal”, disse.

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT) foi reeleito o prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo, e eleitos os deputados estaduais Carlos Grana, para Santo André, e Donisete Braga, em Mauá.

O PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, elegeu os próximos prefeitos de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, e de Ribeirão Pires, Saulo Benevides.

Segundo Wagnão, a definição de ações comuns entre os sete municípios em instâncias como o Consórcio Intermunicipal do ABC contribuíram para melhorar a vida do trabalhador na região.

“A fundação da Universidade Federal do ABC, a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico, os avanços em torno da mobilidade urbana de forma integrada, o debate sobre qualificação profissional e o APL (Arranjo Produtivo Local) são destaques, entre outras tantas políticas que saíram do papel pela vontade coletiva”, lembrou o dirigente.    

Ele também destacou também a consolidação da região como um polo industrial de alta tecnologia no Brasil, como resultado destas políticas.

“Teremos que aproveitar a oportunidade de fortalecer a integração do ABC gerando empregos de qualidade, aumentando a tecnologia utilizada nas empresas da região e atraindo mais incentivos para a ampliação desta vocação industrial do ABC”, afirmou o secretário-geral.

O dirigente espera que mesmo os prefeitos eleitos em Diadema e Rio Grande da Serra, que não pertencem à base aliada, participem das discussões.

“Eles não poderão ficar de fora do debate regional e agir de forma isolada. Sua presença nos debates será muito boa”, concluiu.  


Cidades do ABC que serão administradas por partidos da base aliada do governo Dilma/número de habitantes

SÃO BERNARDO – 774.886
SANTO ANDRÉ – 680.496
MAUÁ – 425.169
SÃO CAETANO – 150.638
RIBEIRÃO PIRES – 114.361

TOTAL – 2.145.550*
*83% dos moradores nas sete cidades do ABC


Da Redação