Uruguai: Esquerda elege novo presidente
Tabaré Vázquez, candidato da coalizão de centro-esquerda Frente Ampla, venceu as eleições para a Presidência do Uruguai no primeiro turno, derrotando o bipartidarismo que ao longo dos 174 anos de existência do País se alternou no poder.
A Frente Ampla elegeu também 17 de 31 senadores e 53 de 99 deputados, tornando Vázquez o presidente uruguaio mais poderoso dos últimos 38 anos, pois também será o primeiro mandatário na história do País a governar com o apoio dos sindicatos.
Seu principal desafio será consolidar a recuperação econômica do Uruguai, arrasado por uma dívida pública maior que seu Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todas as riquezas produzidas no País). Terá que enfrentar ainda o desânimo e recuperar a autoestima da população.
Pesquisa recente indicou que 62% da população considera ruim a situação uruguaia.
Vázquez é oncologista (médico especializado no tratamento de câncer). Escolheu a profissão depois que pai, mãe e dois irmãos morreram da doença.
Filiado ao Partido Socialista, milita na Frente Ampla desde sua formação, em 1971, quando reuniu toda a esquerda uruguaia: socialistas, democratas-cristãos, ex-tupamaros e comunistas.