Usiminas suspende cortes programados em SP até dia 5

Decisão foi tomada depois de reunião no TRT. Sindicato pleiteia reintegração de trabalhadores

A fabricante de aço Usiminas informou nesta sexta-feira (29) que as demissões programadas para a Usina de Cubatão foram suspensas até o próximo dia 5 de junho.

A empresa afirma que concordou com a medida depois de reunião realizada com representantes dos trabalhadores no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região na noite de quinta-feira (28).

Segundo a empresa, a audiência solicitada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista para pleitear a reintegração dos empregados desligados entre 23 e 28 de maio. Segundo a empresa, medidas alternativas aos cortes, como a redução de jornada e de salários, podem ser adotadas para a superação do período de crise.

244 demissões
O presidente do sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, Alvemi Cardoso Alves, afirma que já está marcada uma reunião entre sindicato e a siderúrgica para a próxima segunda-feira (dia 1º).

“Do dia 23 (de maio) para cá aconteceram 244 demissões e vamos discutir o retorno de vários deles, pois eles têm garantia de emprego por causa de problemas de saúde”, disse Alves, completando que desde janeiro deste ano o total de demissões chega a 800 operários.

Do G1, com informações da Agência Estado