Vacina contra o HPV

Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br

Foto: Divulgação

HPV significa papilomavírus humano, mas não é um: são mais de 200 diferentes. Causam de verrugas até câncer de colo de útero. É a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo.

O uso de preservativo durante toda a relação sexual ajuda a prevenir a infecção, mas não oferece proteção total porque não cobre toda a pele da área genital.

O HPV resiste à desinfecção e sobrevive por muito tempo na superfície dos objetos, podendo ser transmitido por objetos ou materiais infectados. Também pode ser transmitido pelo contato direto com feridas e até da mãe para o bebê durante o parto. A maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma de infecção, o sistema imunológico geralmente elimina o HPV do organismo em até dois anos.

Quase todas as pessoas sexualmente ativas serão infectadas por HPV em algum momento da vida. A primeira infecção geralmente ocorre logo após o início da vida sexual.

A melhor maneira de prevenir a infecção por HPV, bem como as complicações, é a vacinação, de preferência antes do início da vida sexual, entre 9 e 14 anos de idade. No nosso calendário vacinal, meninas e meninos de 9 a 19 anos: agora em dose única. Para outras idades, consulte a UBS.

A alta cobertura em meninas (>80%) reduz significativamente o risco de infecção em meninos, que também devem se vacinar. O câncer do colo do útero é amplamente evitável por meio da combinação de duas estratégias preventivas: a vacinação contra HPV (prevenção primária) e rastreamento e tratamento precoce do câncer do colo do útero (prevenção secundária). Consulte seu ginecologista.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente