Vagas crescem na região do ABC

Só o Grande ABC gerou novos postos de trabalho em fevereiro entre os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo consultados para a Pesquisa Emprego e Desemprego (PED) do Dieese-Seade.

Enquanto a taxa de desemprego no ABC caiu de 14,6% em janeiro para 13,8% em fevereiro, na região metropolitana ela aumentou de 15,7% para 16,3%. Segundo a pesquisa, foram abertas 21 mil novos postos com carteira assinada no ABC.

Conforme a nova consulta, o número de desempregados nos sete municípios caiu para 185 mil em fevereiro. As contratações foram puxadas pela retomada do crescimento na indústria, principalmente os setores de metalúrgica, metal-mecânica, autopeças e borracharia.

Ano bom – Na comparação com fevereiro de 2005, foram criados 57 mil novos empregos nas sete cidades da região.

Isto fez com que o número total de trabalhadores empregados passasse para 1,340 milhão em fevereiro desse ano, um avanço de 2,8%.

“Essa elevação do emprego sinaliza que a indústria está otimista com as possibilidades de crescimento da economia brasileira ao longo deste ano, por isto está contratando”, analisa Júlio Sérgio de Almeida, diretor executivo do Instituto de Estudos para o desenvolvimento Industrial (IEDI).