“Vale do Lítio” tem anúncio mundial e coloca Brasil no mapa do carro elétrico

Projeto “Lithium Valley Brazil” conta com apoio dos governos estadual e federal e foi apresentado em evento realizado na Nasdaq

O Brasil deu mais um passo para avançar na cadeia global de produção de baterias para carros elétricos. Nesta semana, em evento realizado em Nova York (EUA), foi lançada a iniciativa Vale do Lítio (Lithium Valley Brazil), que é uma ação coordenada entre governos e empresas para impulsionar a região norte de Minas Gerais como fornecedor global de lítio.

O projeto liderado pelo governo de Minas Gerais em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) tem como objetivo atrair investimentos internacionais para exploração do lítio na região norte do estado, que concentra a maior reserva desse mineral no Brasil. O lançamento foi feito na Nasdaq, maior bolsa de valores do mundo em negócios de tecnologia e inovação.

O lítio é um mineral utilizado em muitas aplicações, além de ser considerado essencial para a transição energética, servido de base para a produção de baterias para carros elétricos – segundo estimativas da Agência Internacional de Energia, sua demanda internacional irá crescer mais de 40 vezes nas próximas duas décadas.

O Brasil está entre os países com maior potencial de extração do lítio, ao lado de Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Ainda em formação, o “Vale do Lítio” já possui quatro mineradoras desenvolvendo projetos de exploração do mineral no Jequitinhonha: Sigma Lithium (Canadá), Atlas Lithium (EUA), Lithium Ionic (Canadá) e Latin Resources (Australia).

Do InsideEVs