Valores do militante
Nas atividades de formação realizadas para membros dos Comitês Sindicais de Empresa, abordamos temas relacionados à dimensão subjetiva da ação cotidiana de militantes e dirigentes que consideramos fundamentais na sua prática política. Estamos falando dos valores que orientam sua ação no chão de fábrica e nos demais espaços sociais em que atuam.
É comum perguntarmos o que distingue o militante dos demais trabalhadores. Num primeiro momento, podemos dizer à mesma classe social e por vivenciarem condições semelhantes de vida. Mas o militante se diferencia, tornando-se especial, na medida em que dedica parte significativa de sua vida a uma causa: a luta pela transformação da sociedade capitalista, responsável pelas enormes desigualdades sociais e pela situação de exclusão em que vive parte significa-tiva da população brasileira.
O militante assume, nessa perspectiva, uma série de riscos. A ação no local de trabalho a favor dos companheiros o coloca como alvo de repressão e de discriminação na empresa. O compromisso com a luta não permite que se dedique integralmente à família e a projetos pessoais. A recompensa por essa dedicação, por outro lado, vem de outra forma, é avaliada pela admiração dos companheiros, pelo respeito e reconhecimento obtidos de outros segmentos socais pela trajetória marcada pela seriedeade, abnegação, generosidade e firmeza em relação a princípios e ideais.
Mas o militante se distingue também no dia-a-dia pela atitude e conduta onde estão sempre presen-tes valores que são caros aos trabalhadores: solidariedade, compromisso, honestidade, respeito à democracia, perseverança. Sobre eles falaremos nas próximas semanas.