Vamos lutar por um 2010 campeão!

Ufa! Foi um ano e tanto, que exigiu muito empenho de todos nós. Um ano que começou com uma crise financeira nos países ricos, que afetou de maneira negativa a economia mundial.
Não nos abatemos e arregaçamos as mangas, prontos para a luta. Mesmo porque nosso
Sindicato completaria 50 anos de uma rica história e tradição de luta.

A primeira batalha foi combater aquela proposta recessiva dos patões para um acordo
geral de redução salarial.

Depois, desencadeamos uma grande mobilização e ações focadas nas empresas para manter o nível de emprego por meio da negociação de férias coletivas, banco de horas, de redução de jornada com a manutenção do poder de compra. A palavra de ordem era: não vamos pagar essa conta.

Tivemos o governo federal como aliado nesta briga. Ele foi rápido e preciso na adoção de medidas para não deixar cair a bola da economia.

A mobilização foi em frente quando conseguimos juntar as várias esferas do poder público, sindicatos de trabalhadores e representações patronais em torno de uma mesa para debater alternativas à crise. Foi o seminário ABC do Diálogo e Desenvolvimento, cujos desdobramentos ocorrem até hoje.

São eles os grupos de trabalho do setor automotivo, de crédito e de logística, a adesão do ABC à Agenda do Trabalho Decente, a criação do Pólo Tecnológico entre outros, ações que visam um ABC melhor para todos, com emprego e justiça social.

Foi do seminário, também, que apresentamos propostas logo adotadas pela equipe econômica do governo federal, entre elas a de estímulo à produção de caminhões e ônibus, máquinas e eletrodomésticos.

Essas medidas mudaram a conjuntura e o Brasil não sofreu tanto as consequências da crise como outros países, que ainda atravessam um período difícil.

Nesse cenário, fizemos uma campanha salarial positiva com grandes mobilizações e assembleias. O resultado foi aumento real igual para todos, ampliação de direitos sociais a antecipação da ata base no grupo 10 e uma cláusula valiosa, o programa de formação. Desta maneira nossa campanha tornou-se referência para as negociações de outras categorias.

Estivemos dentro das grandes mobilizações nacionais como a luta pelas 40 horas, pela queda nos juros, as mobilizações no 1º de Maio… e muito mais.

É um pouco de cada episódio destes que esta edição da Tribuna, a última deste ano, resgata. Em cada um deles tem muito de todos nós, trabalhadores. Ano que vem tem mais. Um 2010 campeão para todos!

A Diretoria do Sindicato
dos Metalúrgicos do ABC