Vamos torcer para o Brasil em 2014
Editorial: Vida digna a todos os trabalhadores
Começamos 2013 bem, conquistando após muita luta a redução do imposto de renda sobre a PLR, com isenção total para acordos até R$ 6 mil reais.
Comemoramos em seguida a entrada em vigor do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que também começou com as mobilizações dos metalúrgicos do ABC e estabelece um novo patamar no debate sobre a indústria automobilística.
Junto ao Inovar-Auto, festejamos os investimentos realizados pela Ford e Volks como resultado dos acordos negociados ainda em 2011 e 2012 e que trouxeram a São Bernardo, o New Fiesta e dois novos caminhões na Ford, além de investimentos para a produção na Volks.
Os debates sobre o Inovar-Auto e sua regulamentação prosseguiam e concluíram que era necessário complementar o programa com atenção especial para as autopeças. Surgia aí o Inovar-Peças.
Para dar continuidade ao ABC como Polo Industrial Automotivo, defendemos a criação do Laboratório de Testes de Impacto Automotivo, capaz de atestar e certificar os veículos produzidos no Brasil.
A iniciativa significa conhecimento e tecnologia, alinhados a uma política de qualificação e formação que nos aproximou do Instituto Mauá de Tecnologia e da Universidade Federal do ABC, a UFABC.
Na área de Comunicação, nosso projeto ficou fortalecido neste ano com o lançamento do Plano Nacional de Comunicação da CUT, tema que foi a palavra de ordem da grande festa de 1º de Maio, que promovemos no Paço de São Bernardo.
Ainda no primeiro semestre encampamos a luta pela igualdade entre homens e mulheres. Durante o Encontro das Metalúrgicas do ABC, assumimos o compromisso com a campanha da ONU, Una-se pelo fim da violência contra a mulher.
Demos o pontapé inicial na nossa Campanha Salarial em um ano difícil, sabendo que tínhamos que ser vitoriosos pela organização e unidade de todos os metalúrgicos cutistas do Estado de São Paulo.
Como é hábito, nossa Campanha foi marcada por muita luta, com paralisações, assembleias, atos e finalizou com a vitória de todos os 14 sindicatos na base da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT.
Com os ganhos da Campanha Salarial, no final do ano calculamos a injeção de R$ 1,5 bilhão na economia local, o que reafirma a importância da indústria, principalmente a metalúrgica, como o foco da economia do ABC.
Devemos destacar ainda a luta junto aos metalúrgicos na Mercedes pelos postos de trabalho e reversão das demissões anunciadas pela empresa. No final, pudemos celebrar juntos a permanência da produção de caminhões na planta da montadora em São Bernardo.
Para encerrar o ano, recebemos na Regional Diadema o ex-presidente Lula para inaugurar a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” – nome de sua mãe, principal incentivadora de seus estudos.
Após mais um ano pleno de realizações, a diretoria reafirma que os Metalúrgicos do ABC sabem lutar, sabem negociar, sabem conquistar e sabem planejar o futuro, se preparando para os desafios do mundo do trabalho e da sociedade.
Iniciaremos o ano de 2014 de olho no setor automotivo e nos preparando para reafirmar um projeto político que muda o Brasil desde 2003 e trouxe conquistas históricas para todos os trabalhadores.
De forma alguma poderemos admitir o retrocesso ao conservadorismo, com adoção de políticas que privilegiam apenas uma parcela da sociedade. Queremos que o País continue distribuindo renda e no caminho de tornar a saúde um direito universal, garantir a educação para todos, proporcionando uma vida digna a todos os trabalhadores.
Desejamos a todos um ótimo Natal e um Ano Novo de muita organização, lutas e conquistas.
A diretoria