Variante delta da Covid e Bolsonarismo
Obrigados a conviver com duas doenças terríveis, Covid-19 e Bolsonarismo, que há dois anos vem matando o povo, os brasileiros se encontram, agora, frente a um novo desafio: a descoberta de uma nova variante da Covid, chamada de DELTA PLUS, ou simplesmente, Delta.
Anunciada há alguns dias pelo Ministério da Saúde da Índia, a nova linhagem surgiu em abril deste ano e tornou-se a cepa de maior preocupação no país.
Para além das fronteiras da Índia, a variante já se espalhou por vários países, entre eles o Brasil. Já temos dois casos comprovados no Rio de Janeiro e um em São Paulo. No Reino Unido, 90% dos casos atuais são desta nova cepa e tem preocupado as autoridades sanitárias.
A Organização Mundial da Saúde acredita que a variante é muito mais transmissível que as outras mutações do coronavírus já identificadas e tem potencial para se tornar dominante no mundo nos próximos meses.
Os cientistas ingleses dizem que os sintomas mais comuns da Covid pela variante Delta são as dores de cabeça, seguidos por dor de garganta, nariz escorrendo e febre. As ocorrências de tosse ou perda de paladar e olfato não são tão pronunciadas.
Pelo fato de os sintomas da variante Delta serem muito semelhantes aos de um resfriado comum, as autoridades de saúde estão preocupadas com a possibilidade de a população pensar que contraiu um simples resfriado e não atentar para o fato de poder espalhar o vírus para outras pessoas.
As autoridades dizem que pessoas com duas doses de vacinas contra o coronavírus têm menos chances de serem hospitalizadas e que as vacinas são eficazes contra a variante Delta.
CONTINUE SE CUIDANDO.
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente