Vários olhares na China para o ABC: “Temos muito mais trabalho a fazer”
Intercâmbio da delegação formada por parte da Diretoria Executiva do Sindicato em solo chinês dialoga melhorias à região do ABC e da categoria
De volta ao Brasil desde o último dia 13, a delegação formada por parte da Diretoria Executiva do Sindicato trouxe na bagagem muito conhecimento sobre a transição das novas tecnologias do setor automotivo, experiências na área de comunicação, formação e qualificação profissional na China para dialogar melhorias à região do ABC e da categoria, aumentando a qualidade na representação dos trabalhadores.
Dentre os representantes, o vice-presidente Carlos Caramelo; o diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno; o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos; e o diretor-executivo do Sindicato, presidente da IndustriALL-Brasil e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.
Em solo chinês, agendas com empresas de baterias; semicondutores; ônibus e carros elétricos; caminhão a hidrogênio; setores de tecnologia, comunicação e energia; representação sindical; formação profissional; conglomerados econômicos, em destaque o Banco dos Brics; e a embaixada brasileira na China.
“Impressiona a dinâmica das empresas e a agilidade de ter apostado na eletrificação, em novas tecnologias e discutir o futuro de forma muita rápida”, destacou Caramelo. “As cidades visitadas têm, por exemplo, veículos elétricos em quase sua totalidade. E, mesmo durante a pandemia da Covid-19, o país conseguiu manter a estratégia sobre a produção de baterias e semicondutores”.
Estratégia
Caramelo observou ainda, junto à comitiva, que as definições da política de estado dão segurança para fazer essa mudança aos vários atores envolvidos: população, empresários, governo em uma lógica coletiva.
“Apesar de preservarem a cultura e história local, pensam no futuro também, o que nos ajudou na missão de entender mais sobre esses processos produtivos e as dinâmicas das empresas para atuar em relação à sociedade”, contou. “Nossa delegação foi tratada com muito respeito e, a todo o momento, todos reverenciavam o nome do nosso Sindicato e do nosso país”.
“De todas as agendas, estar com a ex-presidenta da República e atual do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, foi um dos momentos mais importantes e emocionantes da viagem. Depois de tudo que vivemos em nosso país, a perseguição a uma presidenta eleita de forma democrática e afastada via golpe e hoje encontrá-la em um dos espaços de decisão mais importantes do mundo, deu todo o sentido à luta dos trabalhadores em defesa da democracia. Agora, temos muito trabalho a fazer”.
– Saída do Brasil
A delegação dos Metalúrgicos do ABC viaja para China para conhecer a transição das novas tecnologias de propulsão do setor automotivo, o de comunicação e a dinâmica da formação profissional no país.
– Higer
Na Higer, fabricante de ônibus elétricos, os dirigentes sindicais destacam a relevância da região do ABC para o setor automotivo brasileiro e conhecem novas tecnologias desenvolvidas na planta oriental.
– Nio Automotive
No centro de desenvolvimento tecnológico da Nio Automotive, empresa focada em produzir carros elétricos, baterias e celulares, é a vez de discutir parcerias e conhecer de perto novas tecnologias.
– CATL
Desenvolvimento e tecnologia também fazem parte do projeto dos Metalúrgicos do ABC e, foi por essa razão, que a comitiva do Sindicato esteve na fábrica de baterias CATL, empresa chinesa líder global do setor que já atingiu 32% do mercado de carros elétricos.
– SAIC
Na SAIC, montadora de carros elétricos de grande importância na China, o objetivo é dialogar e considerar parcerias que ofereçam novas tecnologias com melhores condições para a classe trabalhadora.
– Yutong
A delegação foi recebida na fábrica da Yutong, empresa que atua em diversos países com veículos elétricos e foco no transporte público, tema que os Metalúrgicos do ABC carregam diariamente em seus debates no Brasil.
– Escola Técnica
Comitiva do Sindicato realizou visita a uma escola técnica na China e acompanhou a experiência em educação, tecnologia e profissionalização dos trabalhadores na indústria.
– GWM
Na fábrica da GWM, os dirigentes conheceram o processo produtivo e desenvolvimento de baterias e caminhões a hidrogênio, além de diálogo com representantes sobre as operações da marca no Brasil, investimentos, tecnologia e descarbonização.
– Gigadevice
Debate sobre semicondutores interessa à classe trabalhadora no Brasil e na China e representantes da Diretoria Executiva garantem agenda na Gigadevice, empresa com destaque nesse setor de tecnologia.
– Sede dos Metalúrgicos da China
Trabalhadores e trabalhadoras do mundo unidos! A sede do Sindicato dos Metalúrgicos na China foi o destino da comitiva. Importante agenda para troca de experiências e compreensão sobre a luta e da participação por melhores condições de trabalho.
– CITIC
Busca de parcerias para a região do ABC e indústria nacional. A comitiva do SMABC na China esteve em reunião com o Grupo Citic. Empresa chinesa é focada em investimentos e busca fortalecer a relação com o Brasil.
– Kwai
Oportunidade para conhecer a sede da rede social Kwai, a estrutura da plataforma digital, a comunicação e parcerias com a Escola ‘Dona Lindu’, visando capacitar a classe trabalhadora para o novo mundo do trabalho.
– ICBC
Comitiva Brasil-China visita o ICBC (Industrial and Commercial Bank of China), maior banco comercial chinês e do mundo. Com os representantes do banco de investimentos foram discutidos projetos de interesse da classe trabalhadora no ABC.
– Brics
Encontro com a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco dos Brics, Dilma Rousseff. Geração de emprego e renda com uma transição energética justa e desenvolvimento nacional foram pautas da reunião.
– Embaixada
Pisando em solo brasileiro na China, a comitiva, junto ao embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, aborda os 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Na embaixada do Brasil na China, dialogam sobre o passado, presente e futuro.