Veículo elétrico puxa investimento e pesquisa de montadoras do Japão para nível recorde

Principais montadoras do país orientam projetam crescimento de 20% no investimento total neste ano fiscal e expansão de 13% dos gastos com pesquisa e desenvolvimento

Seis das sete principais montadoras japonesas estão a caminho de estabelecer recordes tanto para investimentos quanto para gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) neste ano fiscal, como preparativo para maior demanda por veículos híbridos e elétricos.

As previsões das empresas mostram que o investimento total cresceu 20%, para 4,29 trilhões de ienes (US$ 30 bilhões), superando o recorde histórico do último ano fiscal, enquanto os gastos com P&D devem aumentar 13%, para 3,86 trilhões de ienes, um terceiro recorde consecutivo. Entre as montadoras individualmente, apenas a Mitsubishi deve ficar abaixo de seus recordes históricos em qualquer categoria.

A GlobalData, sediada no Reino Unido, prevê que os modelos movidos a gasolina representarão 37% dos novos automóveis vendidos no mundo em 2030, uma queda de 28 pontos percentuais em relação a este ano, enquanto os veículos elétricos saltarão 21 pontos para 34%. Híbridos e outros veículos eletrificados comporão o restante.

Os veículos elétricos são geralmente mais caros de construir do que seus equivalentes com motores de combustão interna. Cinco das sete montadoras veem o lucro operacional cair neste ano fiscal, com apenas Honda e Mazda esperando recordes. A incerteza sobre a lucratividade dos veículos elétricos está pesando nos preços das ações na indústria.

Do Valor Econômico