Veículos elétricos no Brasil: quais são os desafios e avanços?

A venda de carros elétricos e híbridos está aumentando no Brasil. Porém, em relação a outros países, o avanço é lento

Um relatório da NeoCharge aponta que a frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil triplicou entre 2020 e 2023. Apesar do avanço, se comparado com outros países, o resultado mostra que ainda estamos caminhando lentamente. Em entrevista ao Jornal da USP, Adriana Marotti, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), faz uma análise dos resultados e explica em que estágio está o Brasil nesse sentido.

Em 2022, os veículos elétricos representavam 2,5% de todo o mercado automobilístico, sendo metade desse baixo porcentual relativa à venda de VEHs (Veículo Elétrico Híbrido). Segundo Marotti, o fato está relacionado ao alto valor dos carros elétricos. O Brasil não tem nenhum incentivo para a compra de automóveis elétricos, como outros países, que possuem isenção de taxas. Por outro lado, o incentivo para fabricação e compra de ônibus elétricos é visto como algo positivo.

O país tem domínio sobre a tecnologia de motor elétrico, baterias e também possui capacidade de produção. Mas, quando o assunto é sistemas sofisticados, depende de importações. Além disso, as reservas de lítio e cobalto, usados nas baterias, estão concentradas em poucas regiões, como Chile, Congo, Argentina e Austrália. Mesmo que o Brasil tenha um pequeno estoque e produção de lítio, isso não garante autossustentabilidade em um mercado crescente.

Marotti explica que a tendência é que a infraestrutura necessária para o carregamento de uma grande frota elétrica venha de um investimento privado: “Não há uma política pública para os eletropostos. Mas, com o aumento do número de VE, há um crescente investimento de empresas privadas na construção de postos de recarga públicos e semipúblicos, dentro de shoppings, supermercados e outros prédios comerciais”. O aumento de investidores e o modelo de carregamento rápido estão tornando o negócio viável.

Do Olhar Digital