Veículos eletrificados fazem importações da China aumentarem 400%

No acumulado de 2024, país asiático já é o segundo maior exportador para o mercado brasileiro

A ameaça chinesa continua a tirar o sono da indústria automotiva nacional. O recorde nas vendas de veículos eletrificados no janeiro a julho deste ano impulsionou principalmente as importações do país asiático, que se consolida como segundo maior exportador para o mercado brasileiro.

Segundo balanço da Anfavea, associação que reúne as montadoras, em julho foram 15.307 veículos elétricos e híbridos vendidos no país. No acumulado do ano, o segmento já chega a quase 90 mil unidades. O número está relacionado diretamente com as importações de veículos no período. No acumulado dos sete meses foram quase 240 mil unidades trazidas de fora, 38% a mais que no janeiro-julho de 2023.

Neste cenário, o crescimento na importação de veículos chineses é impressionante: 62 mil, 414% a mais que o mesmo recorte de 2023. Com isso, a China passou a ser o segundo maior exportador de veículos para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Hoje a China responde por 26% das importações de veículos. Nos sete meses iniciais do ano passado, essa fatia era de 7% e o país asiático estava atrás de México e até da Alemanha entre os maiores volumes importados.

Os veículos trazidos da China basicamente são elétricos e híbridos, o que faz a Anfavea reiterar o discurso pela volta imediata do imposto cheio de importação para eletrificados, já pleiteado pela entidade junto ao governo. “Sabemos que o assunto vem sendo tratado e esperamos que ele seja tratado da melhor forma, e da forma técnica correta para que haja equilíbrio entre indústria e importação”, afirmou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Do Automotive Business