Veículos nacionais representam ¼ das vendas de eletrificados
Número da Anfavea considera carros híbridos e híbridos leves fabricados no Brasil
Os veículos eletrificados fabricados no Brasil alcançaram 25% de participação no segmento. Os dados são da Anfavea e consideram não só os híbridos plenos, mas também os híbridos leves feitos no país. Segundo a associação que representa as fabricantes, os licenciamentos de veículos eletrificados na soma até agosto chegaram a 164 mil unidades, alta de quase 50% em relação ao acumulado de oito meses de 2024.
Deste total, os veículos eletrificados somam 41,1 mil unidades, o que representa 25% do segmento. No janeiro-agosto do ano passado essa participação era de 15%. Os números foram a deixa para a Anfavea reforçar o discurso de investimentos e da produção local. Nos últimos meses, a associação fez forte lobby contra a redução de alíquotas de IPI de kits de peças para montagem em SKD e CKD.
“Esses números reforçam o compromisso das empresas produtoras nacionais, associadas da Anfavea, com o investimento local”, enalteceu Igor Calvet, presidente da Anfavea, durante apresentação dos números na terça, 9. O executivo bateu na tecla de que o desenvolvimento local de novas tecnologias de propulsão demanda tempo. E lembrou o investimento recente de toda a cadeia automotiva nacional.
Só em agosto, as vendas de veículos eletrificados chegaram a 10,6 mil unidades, com destaque para os híbridos. O número representou 11,8% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves. Vale lembrar que atualmente só a Toyota, com Corolla e Corolla Cross, e a Stellantis, com seu sistema micro-hybrid para Fiat Pulse e Fastback, produzem veículos eletrificados no Brasil.
Do Automotive Business