Veja quanto foi o lucro da BYD por carro vendido em 2023
Montadora chinesa tem priorizado o volume de vendas em detrimento da lucratividade para ganhar mercado
A BYD vem chamando a atenção no mercado global com sua rápida expansão nas vendas de carros elétricos e híbridos plug-in, mas será que a montadora chinesa está priorizando lucros altos ou conquistar fatias maiores do mercado? Analisando os dados da Late Finance, observamos que a BYD obtém um lucro médio de 9.000 yuans (cerca de R$ 6.200) por carro vendido, consideravelmente inferior aos R$ 41.000 por veículo da Tesla em 2023.
Essa discrepância sugere que a BYD está focada em ampliar sua base de consumidores, mesmo que isso signifique abrir mão de lucros mais altos por unidade. Essa estratégia, comum entre empresas chinesas, busca “ganhar o mercado” através de preços competitivos. Exemplos como o compartilhamento de bicicletas, serviços de entrega de comida e aplicativos de transporte ilustram essa tática, onde a competição feroz leva a grandes descontos e promoções para conquistar clientes.
O mercado automotivo chinês segue uma trajetória similar. Desde o ano passado, as fabricantes impulsionam a venda de carros com grandes reduções de preços. Historicamente, o país possui um número excessivo de montadoras e marcas, o que gera uma taxa de utilização de fábricas abaixo do ideal (59%, segundo a JustAuto). No segmento de veículos de nova energia (NEVs), a BYD se destaca como líder, com 2.706.075 carros vendidos na China em 2023, contra 603.664 da Tesla.
A décima colocada, Leapmotor, registrou apenas 144.155 unidades vendidas. A BYD dita as regras do jogo ao oferecer grandes volumes a preços baixos. Embora o lucro médio por carro da BYD em 2023 seja baixo, a empresa vem aumentando sua lucratividade nos últimos anos. As reservas de caixa aumentaram oito vezes desde o final de 2019. Antes de 2021, o lucro líquido por veículo era negativo. Mesmo o lucro relativamente baixo de 2023 ainda supera os 5.600 yuans (R$ 3.750) de 2022.
Do InsideEVs