Vem aí a nossa revista: Revista do Brasil
Sindicatos, federações e confederações ligadas a CUT criaram a Revista do Brasil. Ela começa a circular semana que vem e será entregue gratuitamente na casa de cerca de 300 mil associados de 13 sindicatos que participam do projeto.
O que você vai ler na Revista do Brasil:
Política
O segredo de Lula – Um ano de bombardeios na mídia e no Congresso não abalaram a liderança de Lula. De onde vem essa resistência?
Entrevista
Paul Singer – O intelectual que arregaça as mangas para pôr em prática o que aprende e ensina sobre cooperativismo.
Mídia
Confusão na crise – Apesar da intensa cobertura, a maioria dos brasileiros se considera mal informada sobre a crise política.
Trabalho
Quando eu crescer… – A relação das novas gerações com o mundo do trabalho não é questão de livre escolha, mas de oportunidades.
Ciência e tecnologia
Outras independências virão – Depois de conquistar a auto-suficiência no Petróleo, o Brasil tem potencial para liderar a produção de combustíveis verdes.
Comportamento
Na palma da mão – O celular trouxe ao dia-a-dia soluções inimagináveis, mas ainda há quem resista bravamente a esse big brother de bolso.
Saúde
Perigosa dose de prazer – Desinformação, falta de fiscalização e oba-oba fazem o Viagra figurar no rol das drogas usadas por jovens.
História
Mistura à brasileira – Resultado da genialidade brasileira é a tradução perfeita da união do arroz com feijão na refeição nossa de cada dia.
Viagem
Roteiro da memória – Uma caminhada da Av. Paulista até a Estação da Luz mostra uma São Paulo que seu cotidiano esconde.
Crônica
Pátria de chuteiras, seleção de sapatos – Hoje os torcedores andam meio sonolentos e preferem ver o jogo pela tevê.
A partir de junho, os sócios do Sindicato começarão a receber a Revista do Brasil. Trata-se de um revista de política, economia e variedades que será distribuída a cerca de 300 mil associados de 13 sindicatos participantes desse novo projeto de comunicação popular.
“A revista coloca em prática uma antiga vontade do movimento sindical que é ter um meio próprio de comunicação conjunta”, assinala o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, que acompanhou de perto a sua elaboração.
A Revista do Brasil começa a circular mensalmente com 36 páginas. A intenção é chegar à edição semanal e também a distribuição em bancas de todo o País.
O editor Paulo Donizeti explica que o projeto editorial e gráfico combina idéias para debates, prestação de serviços e assuntos de interesse público com seriedade e prazer da leitura. “Nossas diretrizes serão os valores da ética, democracia, solidariedade, participação social e cidadania”, explica.
Incentivo – Um dos fatores que incentivou os sindicatos a lançarem a revista é a baixa circulação deste tipo de publicação entre os trabalhadores.
Pesquisa recente da BBC de Londres feita em dez países, inclusive no Brasil, revelou que parcela significativa da opinião pública sente-se insatisfeita com o que encontra nos meios de comunicação. Além disso, mesmo com a quantidade enorme de jornais e revistas hoje existentes, boa parte das pessoas não recebe em casa nenhum veículo de comunicação.
“Percebendo essa carência, algumas entidades de trabalhadores mantêm ou já tiveram bem-sucedidas experiências com revista, como nós que tivemos a Ligação. Mas o custo é alto e isso sempre tornou difícil ampliar ou manter projetos dessa natureza”, explicou Feijóo.
Ele ressalta que um dos objetivos ao juntar todos os sindicatos é vencer esse desafio e fazer da informação um projeto de transformação do País.
As entidades que participam do projeto
Fazem parte do projeto da Revista do Brasil os sindicatos de Bancários de São Paulo,