Venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás patinam no Brasil
A venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás cresceu em agosto. Assim, no mês passado, foram emplacadas 28 unidades com motores alternativos ao diesel. Portanto, são 10 a mais do que em julho. Porém, na comparação com agosto de 2022, a queda é brutal – foram 65 a menos. Os dados são da Anfavea, associação que reúne as montadoras instaladas no País.
Conforme o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, a queda está ligada à entrada em vigor do Proconve P8. Ou seja, a nova fase do programa de controle de emissões de veículos a diesel. De acordo com ele, com as atualizações os preços dos caminhões e ônibus a diesel subiram até 30%. Com isso, o executivo afirma que quem precisou renovar a frota, focou os investimentos nos veículos convencionais.
Porém, Bonini diz que as perspectivas para o segmento são positivas. Assim, ele afirma que mais empresas vêm buscando caminhões e ônibus menos poluentes. “É uma demanda da sociedade”, afirma o executivo. “E isso inclui o transporte de carga e passageiros. ”
Seja como for, em 2023 o retrocesso nas vendas é enorme. Sobretudo por causa da disparada no número de emplacamentos de caminhões e ônibus elétricos e a gás registrados entre 2020 e 2021. Na contramão do que os números indicam, as montadoras buscam mostrar novidades às transportadoras.
Do Estradão