Venda de veículos comerciais na Europa segue trajetória de queda
Mercado em outubro contraiu 15% com baixas significativas em comerciais leves e ônibus
A crise global provocada pelo desabastecimento de componentes segue como freio do crescimento da indústria automotiva. Mas oposto ao que ocorre aqui, ao menos nas categorias de veículos para o transporte de carga, o mercado dos segmentos na Europa tem registrado quedas substanciais de dois dígitos nos últimos meses. O mais recente balanço da Acea, apresentado na quinta-feira, 25, não foi diferente.
Em outubro, o transportador europeu absorveu 180,8 mil veículos comerciais, volume 15,1% inferior ao anotado no mesmo mês do ano passado, quando foram negociadas perto de 213,2 mil unidades.
De janeiro a outubro, as vendas somaram 1,97 milhão de comerciais leves, caminhões e ônibus, acumulado que representou alta de 15,7% sobre o desempenho de um ano atrás, período no qual apurou 1,7 milhão de veículos vendidos. A Acea, no entanto, lembro que o resultado positivo embute a distorção de uma base de comparação muito baixa.
Com participação de mais de 83% das vendas totais, o mercado de comerciais leves até 3,5 toneladas foi um dos que mais influenciaram no resultado negativo. No mês passado, as entregas chegaram a pouco mais de 150,8 mil vans, furgões e cabines-chassi, queda de 15,7% em relação às 178,9 mil unidades negociadas em outubro do ano passado.
Do AutoIndústria