Venda de veículos eletrificados em maio supera 3 mil unidades

Volume ainda é baixo, mas é recorde no País e sinaliza aumento de participação desses modelos no mercado brasileiro

A venda de veículos eletrificados em maio, incluindo híbridos e elétricos, foi destacada pelo presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, durante a apresentação esta semana do balanço do setor nos primeiros cinco meses do ano. O volume ainda é relativamente baixo considerando o avanço desse segmento em outros países, mas sinaliza um crescimento contínuo da demanda interna por produtos do gênero.

Pela primeira vez desde a chegada dos elétricos no País o volume de venda mensal ultrapassou 3 mil unidades em maio – exatas 3.102 -, com participação recorde de 1,8% no total de veículos vendidos por aqui. No ano passado, o maior volume mensal foi registrado em outubro, com 2.273 unidades, e os eletrificados responderam, na média anual, por apenas 1% do mercado de automóveis e comerciais leves.

Este ano as vendas ficaram na faixa de 1,3 mil unidades em janeiro e maio, subiram para 1,8 mil em março e chegaram a 2,7 mil em abril, batendo recorde no mês passado. Os híbridos dominam amplamente os negócios em função, principalmente, dos modelos produzidos localmente pela Toyota, o Corolla Hybrid e o Corolla Cross Hybrid, esse último lançado este ano. Dos 3.102 eletrificados comercializados no mês passado, 3.016 foram híbridos.

O setor vem debatendo o tema dos eletrificados no âmbito do programa Combustível do Futuro, criado em abril pelo CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, que tem como princípio o uso de fontes alternativas de energia e o fortalecimento do desenvolvimento tecnológico nacional. Nesse contexto, os biocombustíveis ganham força como um dos melhores caminhos a serem seguidos no País, com destaque justamente para o híbrido flex, que utiliza o etanol.

Do AutoIndústria