Venda de veículos eletrificados tem o melhor início de ano da história
As vendas de veículos leves eletrificados registraram o melhor janeiro de sua história, com 12 mil 26 unidades emplacadas, de acordo com dados da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico. O volume foi 167% maior do que o comercializado em igual mês do ano passado, mas 26% menor do que o vendido em dezembro.
Janeiro também foi o segundo melhor mês de toda a série histórica registrada pela ABVE, mesmo com o aumento do imposto de importação em 10% para os modelos elétricos e de 12% para os híbridos. O resultado ficou apenas atrás de dezembro, quando somou 16,3 mil vendas, por causa da antecipação de compras.
Do total vendido no mês os elétricos somaram 4,4 mil vendas, alta de 477,2% sobre janeiro do ano passado. Os híbridos plug-ins cresceram 138,9% na mesma base comparativa e somaram 3,9 mil, e os híbridos flex chegaram a 1,6 mil, volume 18,4% maior.
Os híbridos movidos somente a gasolina aparecem como a quarta principal opção de compra dos brasileiros em janeiro, com 1,3 mil unidades, avanço de 1067,6%, e os híbridos leves, MHEV, são a última opção, com 904 unidades, crescimento de 37,6%. A BYD encerrou janeiro como a marca mais vendida do segmento, com 4,3 mil veículos. A GWM ficou na segunda posição, mas bem atrás da BYD, com 2,3 mil, seguida pela Toyota, 1,6 mil.
Da AutoData