Venda de veículos em 2009 vai se igualar a 2008, diz ministro

A previsão é melhor do que a da Anfavea, associação que representa as montadoras no País, que calcula que a produção cairá 11,2% em 2009. No ano passado, as montadoras bateram seguidos recordes históricos de produção e venda

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse nesta segunda-feira (13) que a venda de veículos no Brasil neste ano vai se igualar a 2008, quando foram comercializadas 2,820 milhões de unidades. O ministro também espera manutenção dos níveis de produção em 3,214 milhões de veículos.

A previsão é melhor do que a da Anfavea, associação que representa as montadoras no País, que calcula que a produção de veículos do Brasil cairá 11,2% em 2009, para 2,86 milhões de unidades. Em relação às vendas, a associação prevê queda de 3,9%, para 2,71 milhões de unidades.

“Já ganhei duas apostas do Jackson (Schneider, presidente da Anfavea) sobre produção”, disse o ministro após participar de evento na Câmara Americana de Comércio (Amcham-SP), referindo-se às projeções do governo e da Anfavea.

Sobre a prorrogação da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo até o final de junho, o ministro disse que o efeito ficou acima do esperado pela Anfavea. Ele recusou-se a responder se o benefício será estendido novamente, mas não descartou essa possibilidade.

Da Reuters