Venda de veículos pesados começa o ano aquecida
As vendas de caminhões e ônibus somaram 12,4 mil unidades em janeiro, crescimento de 25,7% na comparação com igual mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave na quinta-feira, 2. Com relação a dezembro houve retração de 16,1%.
Os caminhões registraram 10,2 mil emplacamentos, crescimento de 20,1% sobre janeiro de 2022 e retração de 15,3% ante dezembro. De acordo com o presidente Maurício Andreta Júnior “a mudança de tecnologia, provocada pelo Proconve P8, pode aumentar a procura pelo estoque de caminhões adequados à norma anterior, que podem ser emplacados até março e ainda têm bom mercado junto aos transportadores”.
A venda de ônibus, que registrou forte recuperação em 2022, iniciou 2023 com alta de 61,3% na comparação com igual mês do ano passado, somando 2,2 mil unidades. Na comparação com dezembro houve queda de 19,7%, mas Andreta demonstrou otimismo para o ano.
“O primeiro mês de 2023 já registrou volume superior à média mensal do ano anterior, o que indica boa possibilidade de um novo ano de crescimento nos emplacamentos de ônibus”, disse Andreta.
Do AutoData