Venda mundial de carros eletrificados cresceu 43% em 2020 e mercado brasileiro bateu recorde

Vendas de eletrificados na Europa cresceu 137% e foi na contramão da crise na indústria. No Brasil, frota de híbridos e elétricos chega a mais de 42 mil unidades

Embora o ano de 2020 tenha sido extremamente ruim para a indústria automotiva no geral, o segmento de eletrificados demonstrou um amplo crescimento de 43%. De acordo com a consultoria sueca EV-volumes.com, as vendas globais de veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in chegaram a 3,24 milhões no ano passado, representado 4,3% do marketshare automotivo.

Em 2019, o acumulado de vendas chegou a 2,26 milhões. O relatório também aponta que a Europa foi a grande responsável pelo sucesso do mercado de eletrificados em 2020. No velho continente, foram vendidos quase 1,4 milhões de veículos de zero emissão, número 137% maior do que o registrado em 2019, de 589 mil. O valor é ainda mais representativo porque vai na contramão da indústria automotiva europeia, que caiu cerca de 20% em 2020. Por lá, a participação dos eletrificados chegou a 10,2% do mercado.

Enquanto isso, a China segue liderando a venda mundial de elétricos, mas o continente europeu, como um todo, acabou vendendo mais do que o país. No acumulado do último ano, o país asiático vendeu cerca de 1,33 milhões de eletrificados, aumento de 12% ante ao ano retrasado. Vale ressaltar que o relatório sobre as perspectivas de caros elétricos, feito pela Bloomberg em dezembro, mostrou que a participação da China do segmento de elétricos diminuirá nas próximas décadas, chegando a 33% em 2040.

Se em alguns locais do mundo, como o Reino Unido, países estão colocando um prazo para nos próximos 10 anos acabarem com a produção de veículos térmicos, no Brasil o carro elétrico ainda é raridade. Contudo, o ano de 2020 foi o melhor da série histórica desde 2012. De acordo com a ABVE, foi a primeira vez que o segmento de eletrificados chegou a participação de 1% no país. No total, foram emplacadas 19.745 unidades, número 66,5% maior do que o registrado em 2019. Hoje, estima-se que a frota de elétricos e híbridos no Brasil chegue a 42.269 automóveis.

Do Jornal do Carro