Vendas crescem na primeira quinzena de maio

Com 88,7 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados a primeira quinzena de maio registrou números 3,5% superiores aos da primeira metade de abril, quando as vendas somaram 85,7 mil veículos. Os dados são preliminares do Renavam e foram obtidos pela reportagem da Agência AutoData.

O volume também foi superior, 1,7%, ao da primeira quinzena de maio do ano passado, que teve 87,2 mil veículos comercializados. A média diária bateu em 8 mil unidades, a melhor para a primeira quinzena no ano. Em abril ficou em 7,8 mil unidades, superior às 7,3 mil de março.

Fonte ligada ao varejo afirmou à reportagem que as vendas diretas, em especial para locadoras, continuam sendo o dominante no mercado. Ao varejo, afirmou, coube menos da metade dos 88,7 mil veículos dos primeiros onze dias úteis de maio. Restam ainda onze dias úteis no mês que, mantido o ritmo, fecharia com 177,4 mil unidades comercializadas.

Mas a segunda metade costuma ser mais forte do que a primeira e, então, o volume deverá ser superior. Em março as vendas somaram 199 mil unidades, em 23 dias úteis. A Fiat Strada liderou as vendas na quinzena, com 5,2 mil emplacamentos. O Chevrolet Onix ficou na segunda posição, com 4,1 mil, e completou o pódio o Volkswagen Polo, 3,9 mil.

Da AutoData