Vendas das marcas da Abeifa cresceram 75% até outubro
Volta do imposto de importação, no entanto, preocupam as montadoras associadas à entidade
As dez marcas associadas à Abeifa, a associação dos importadores de veículos com operação no Brasil, registraram aumento de 75% nas vendas no país no acumulado do ano até outubro, somando 29,4 mil unidades. No mesmo período em 2022, as vendas somaram 17 mil unidades.
Apenas em outubro, as associadas da entidade venderam 4,8 mil unidades, um volume que superou 180% aquele registrado pelas empresas em outubro do ano passado. Na comparação com as vendas registradas em setembro, as de outubro as superaram em 17,6%.
“A gradual recuperação econômica do país, aliada à transição tecnológica pautada no crescente interesse dos consumidores brasileiros por veículos híbridos e elétricos, mais uma vez determinou o desempenho positivo nas vendas de veículos importados”, disse João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa.
O desempenho positivo, no entanto, poderá arrefecer a partir de janeiro de 2024, quando a importação de veículos elétricos voltará a ser taxada no país. Sobre isso, a entidade afirma que a volta da tributação sobre as importações vai produzir efeitos no mercado já nos primeiros dias de 2024, com prejuízos ao importadores e consumidores.
Do Automotive Business