Vendas de automóveis crescem na Europa

Consultoria aponta recuperação da indústria no continente conforme a escassez de insumos diminui

Levantamento da Global Data aponta que a Europa Ocidental mantém o ritmo de recuperação nas vendas de automóveis. Segundo a empresa, os licenciamentos no continente superaram 1 milhão de unidades em maio, desempenho quase 19% superior ao anotado no mesmo mês de 2022.

Apesar de os números ainda serem 23% inferiores a maio de 2019 (mês de referência pré-pandemia), a consultoria aponta um ritmo de recuperação nas vendas de automóveis na Europa. E credita a reação à redução da falta de suprimentos e normalização de estoques.

Todos os mercados da Europa Ocidental analisados registraram altas na comparação interanual de vendas de automóveis, mas, obviamente, sobre uma base fraca de 2022 – foram 845 mil unidades em maio de 2022. Isso apesar de a crise dos semicondutores ainda afetar principalmente o continente. O crescimento foi puxado especialmente por Itália, com 149 unidades vendidas, (alta de 23%) e Alemanha, com mais de 246 mil licenciamentos (19%).

Desta forma, o mercado melhorou as perspectivas de vendas de automóveis na Europa para o ano. Em abril, a expectativa era fechar 2023 com 10,7 milhões de unidades comercializadas. Agora, as projeções apontam 11,4 milhões, o que vai representar quase 9% de crescimento na comparação com o acumulado de 2022. Na soma dos cinco meses do ano, as vendas de automóveis na Europa chegaram a 4,77 milhões de unidades. Na comparação com janeiro a maio de 2022, a alta é de 17%.

Do Automotive Business