Vendas de caminhões disparam no primeiro quadrimestre de 2010

Com obras do PAC a expectativa é que mercado continue aquecido e supere a marca de 120 mil unidades vendidas

As vendas de caminhões aceleraram neste ano e a demanda é tão forte que começa a gerar dificuldade das fabricantes de pneus em suprir a linha de montagem das montadoras de veículos de carga, segundo executivos do setor automotivo.

O comércio de caminhões novos cresceu nos primeiros quatro meses do ano quase 50% frente ao mesmo período de 2009, de acordo com números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em abril, quando automóveis e comerciais leves computaram retração de 22% na comercialização frente a março, esse setor se manteve estável.

O desempenho do mercado é motivo de comemoração dos concessionários, depois de 2009 (principalmente a primeira metade), em que as desconfianças em relação aos rumos da economia, a falta de crédito e a retração nos fretes para os transportadores atravancaram a atividade.

Na Volkswagen Apta Caminhões, de São Bernardo, alguns modelos já não são encontrados para pronta-entrega. Até agora a concessionária vendeu 754 veículos novos, 52% mais do que o volume (496) do mesmo período de 2009. O gerente Antonio Pascual Parames cita que a redução de 5% no IPI também ajudou a impulsionar a demanda.

Setor mantém otimismo, apesar do fim de incentivo
Redes de revendas e fabricantes seguem otimistas, mesmo com o fim da medida de redução do IPI para os caminhões e a elevação dos juros do Finame a partir de julho. A linha especial do BNDES terá a taxa elevada de 7% para 8% ao ano.

As projeções conservadoras no setor, feitas no início do ano, é de que será possível crescer 10% em 2010 frente a 2009, superando as 120 mil unidades vendidas alcançadas em 2008.
Segundo o gerente geral da Ford Souza Ramos, a perspectiva ainda é de que o mercado continue aquecido, por causa de fatores como obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o aquecimento do mercado imobiliário. “Deve continuar nesse ritmo”, concorda o gerente da Volkswagen Apta Caminhões, Antonio Pascual Parames.

Por conta da expectativa favorável, a rede Apta investe mais de R$ 4 milhões na ampliação da revenda de São Bernardo. Houve a aquisição de terrenos ao lado da loja, com os quais a área total passará de 12,5 mil m² para 33,5 mil m², e a modernização da oficina e da área de show-room.

A Mercedes-Benz, que anunciou recentemente plano de investir US$ 1,5 bilhão nos próximos três anos para aumentar em 25% a capacidade de produção da fábrica na região, também aposta na expansão desse mercado.
O gerente de vendas para grandes frotistas da Mercedes, Euclydes Ghedin Coelho, afirma que a demanda está aquecida em diversas áreas: infraestrutura, no varejo, mineração e outras.

Contrato
A Mercedes-Benz acaba de fechar contrato de venda de 170 caminhões com a transportadora de entregas rápidas Braspress, cliente tradicional da marca. A entrega dos veículos será feita até o fim do ano, de forma programada.

A montadora ficou, em abril, na liderança no segmento, com 28,68% do mercado brasileiro, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Nos primeiros quatro meses, a companhia ainda está em segundo lugar, com 26,86%, contra 29% da Volkswagen Caminhões.

Da redação com FEM/CUT