Vendas de caminhões e ônibus impulsionam mercado automotivo
Comércio dos dois tipos de veÃculos superam em 26% o registrado no primeiro trimestre de 2010, segundo Fenabrave.
As vendas de veículos no primeiro trimestre do ano registram novo recorde no país. E muito disso se deve principalmente ao comércio de caminhões e ônibus, que se manteve em ritmo acelerado e registrou as maiores altas entre todos os segmentos: de 26,92% e 25,03%, respectivamente.
Considerando apenas as vendas em março, 14.488 caminhões e 2.925 ônibus foram comercializados, altas de 7,63% e 1% em relação ao mesmo mês de 2010. Por outro lado, os carros e as motos registram quedas (-18,63% e -1,86%).
No acumulado do ano, o segmento de automóveis e comerciais leves teve alta de 3,63% em relação ao primeiro trimestre do ano passado (777.725 unidades). Já as motos cresceram 8,12% (438.647 vendidas) em igual período.
“O agronegócio, principalmente da região sul, está aquecido, com uma bela safra, e isso anima, e muito, o setor de transporte. Somado a isso, há uma vontade de renovar a frota, há financiamentos e o empresário está comprando caminhão. Mas isso não resolve o problema, porque hoje enfrentamos a questão da falta de mão de obra qualificada e uma infraestrutura que não está adequada à realidade”, diz o diretor da Seção de Transporte Rodoviário de Cargas da CNT e presidente da Federação das Empresas de Transporte de cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Luiz Anselmo Trombini.
No entanto, ainda segundo ele, o aumento da taxa de juros do programa Pró-caminhoneiro, anunciado no mês passado pelo BNDES, deve esfriar um pouco as vendas. “Algumas pessoas que não são da área acabaram comprando caminhões devido às facilidades, e agora isso deve diminuir”, ressalta.
Participação de mercado
A liderança nas vendas de caminhões no mês ficou, mais uma vez, com a Volkswagen (30,93% do mercado), seguida por Mercedes Benz (23,38%), Ford (17,15%), Volvo (11,42%), Scania (8,34%), Iveco (7,8%) e outros (0,99%).
No segmento de ônibus, a Mercedes Benz teve a maior participação de mercado no mês, com 45,23%. Logo em seguida aparecem Volkswagen (33,09%), Marcopolo (12,85%), Iveco (3,38%), Scania (2,39%), Agrale (2,26%), outros (0,79%).
Veículos totais
Ao todo, 825.206 veículos foram vendidos no Brasil neste ano, aumento de 4,7% sobre os dados do mesmo período de 2010, quando 788.010 veículos saíram das concessionárias.
No entanto, em março, as vendas totais caíram na comparação com o mesmo mês do ano passado: 306.171, contra 353.741, o que representa baixa de 13,45%. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), março de 2010 registrou grande número de vendas pois foi o último com desconto de IPI no valor das unidades. Também contribuiu para a retração no mês passado a comemoração do carnaval, o que influencia negativa os resultados.
Da Confederação Nacional dos Transportes