Vendas de carros crescem 12,5%, mas são menores que 2002
As vendas de veículos em outubro bateram o recorde do ano. Foram comercializadas 133 mil unidades, um aumento de 12,5% em relação a setembro passado, 0,2% melhor que setembro de 2002.
Mesmo assim, somadas com as vendas de ônibus e caminhões, o volume total deve chegar a 140,8 mil unidades, um dos melhores resultados do setor nos últimos dois anos.
No caso dos veículos de passeio, a melhoria das vendas é em boa parte responsabilidade do governo federal por reduzir o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) em 3% e diminuir os juros da economia. Ajudaram também as promoções realizadas por todas as marcas. A redução do IPI termina no fim do mês e o ministro Antônio Palocci já disse que não será renovada.
Ainda assim, no acumulado do ano, os negócios apresentam queda de 8,6% na comparação com os dez primeiros meses do ano passado e somam 1,062 milhões de veículos vendidos.
A disputa pela liderança do mercado continua entre a Fiat, GM e Volks, com a Ford um pouco atrás. Em outubro a Fiat ficou em primeiro lugar com 34,1 mil unidades vendidas (26%). A GM veio em seguida, com 33 mil (25%).
A Volks seguiu em terceiro lugar com cerca de 27 mil veículos comercializados (21%). Em quarto lugar está a Ford com vendas próximas a 14 mil (12%). As demais marcas atingiram em torno de 35 mil (16%).