Vendas de ônibus elétricos a bateria pode chegar a 18 mil em 2030

Projeção considera investimento dos municípios brasileiros em uma agenda de descarbonização

As vendas de ônibus elétricos a bateria pode chegar a 630 unidades em 2025 e, em 2030, a 18.350, caso a eletrificação se consolide no transporte público do Brasil. As projeções constam no 2º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica, elaborado pela Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).

O total descrito acima são as estimativas para o cenário agressivo, considerado pelo documento como o mais otimista. Nesse contexto, a vendas dos ônibus elétricos a bateria pode crescer 137% por ano até 2025, levando a uma frota acumulada de 1.052 unidades, uma alta de 4,1% no total licenciado.

Para 2030, o número de unidades vendidas representaria um futuro em que 89% dos ônibus licenciados seriam elétricos a bateria, uma frota projetada em 37.150 unidades, uma participação de 11,4% na frota nacional. O anuário traz também uma projeção de crescimento moderado com 90 unidades licenciadas em 2025, o que corresponde a 0,6% dos ônibus no país, com uma frota estimada em 218.

Para o fim da década, as vendas projetadas são de 660 unidades, 3,2% do total licenciado, uma frota de 1.940 ônibus elétricos a bateria. Esses números só serão alcançados se houver um crescimento anual de 50% entre 2025 e 2030. Atualmente, o país ainda está bem distante das projeções. Os ônibus elétricos representam apenas 1,85% de todos os coletivos utilizados no transporte público do país. São apenas 351 ônibus elétricos: 302 são trólebus, 46 convencionais a bateria, 2 do tipo midi, e somente 1 articulado a bateria, segundo a plataforma E-Bus Radar.

Do Automotive Business