Vendas de ônibus em 2022 crescerão até 18%

As vendas de ônibus de janeiro a outubro já somam 17,1 mil unidades, resultando em alta de 15% sobre iguais meses do ano passado. Com os emplacamentos estimados para novembro e dezembro, o ano fechará com algo entre 20,5 mil e 21 mil veículos, levando a um crescimento entre 15% e 18% sobre 2021, quando foram licenciadas apenas 17,8 mil unidades.

Os emplacamentos acumulados nestes dez meses são muito próximos às vendas de todo o ano passado, quando 17,8 mil novos ônibus chegaram às ruas. Os números foram divulgados na quinta-feira, 3, pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.

A leitura isolada de outubro mostra 1,8 mil ônibus emplacados e queda de 25% na comparação com setembro: “Naquele mês houve um bom volume de emplacamentos para o Programa Caminho da Escola. Em outubro ocorreu um ajuste de mercado, mas o resultado é positivo no ano”, ressalta o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

Embora o volume acumulado ainda seja pequeno, a reação do setor vem ocorrendo por conta de renovações em frotas urbanas e rodoviárias. A Mercedes-Benz continua líder do setor, com 8,8 mil unidades no acumulado de janeiro a outubro, o equivalente a 51,7% do mercado total. Em segundo lugar vêm os Volksbus, com 3,8 mil ônibus licenciados e 21,5% do mercado. Mais abaixo está a Marcopolo, com 2,8 mil veículos emplacados e 16,3% do mercado nacional.

Do Automotive Business