Vendas de veículos caem 35,9% em janeiro, aponta Fenabrave

Concessionárias apontam prática de antecipação de vendas como a causa. Em janeiro, foram vendidas 244,5 mil unidades de carros, caminhões e ônibus

As vendas de veículos no primeiro mês do ano caíram 35,9% sobre o volume visto em dezembro do ano passado. Ao todo, foram emplacados 244.585 veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) em janeiro, contra as 381.573 unidades no mês anterior. A forte queda já era esperada para o setor, já que o mês de dezembro foi o melhor da história da indústria automobilística nacional em vendas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A queda já era esperada pelo presidente da entidade, Sergio Reze, que em dezembro acusou as montadores de forçarem os concessionários a comprarem os veículos e revendê-los como seminovos. A prática, utilizada na tentativa de aumentar a participação de mercado, é conhecida como rapel.

“A queda era esperada já que o último mês do ano, tradicionalmente, tem desempenho superior a janeiro. Além disso, dezembro de 2010 superou as estimativas porque boa parte dos veículos vendidos em janeiro já foram emplacados em dezembro pelas próprias concessionárias”, afirmou Reze, , referindo-se ao efeito rapel, estratégia utilizada por algumas montadoras para ampliar o market share.

Assim, ao destacar a venda de automóveis e comerciais leves a queda chega a 36,37%, de 361.259 unidades comercializadas no último mês de 2010 para 229.858 em janeiro deste ano.

Com um perfil diferenciado, o segmento de caminhões, que depende de encomendas com, no mínimo três meses de antecedência, registrou retração de 29,9%, de 17.489 unidades para 12.256 unidades de um mês para o outro.

No caso do segmento de ônibus, a queda foi de 12,5%. Ao todo, foram entregues 2.471 unidades em janeiro, contra 2.825 no mês anterior.

Desempenho é melhor do o que de janeiro de 2010
Ao comparar com o desempenho de um ano atrás, todos os segmentos registraram alta. Isso porque a sazonalidade e a antecipação das compras estimuladas pelo desconto sobre o IPI afetaram ainda mais janeiro de 2010. Assim, janeiro de 2011 foi 14,66% melhor do que o do ano anterior, quando haviam sido emplacadas 213.313 unidades. No segmento de automóveis e comerciais leves o crescimento foi de 13,94%, no de caminhões, de 26,21%, e no de ônibus, 33%.

Motocicletas
Calculado à parte, o segmento de motocicletas registrou queda de 32,65% em janeiro de 2011. Ao todo, foram licenciadas 132.988 unidades no período, contra 197.451 registradas em dezembro do ano passado. Na comparação com janeiro de 2010, quando foram emplacadas 121.524, há aumento de 9,4% no volume comercializado.

Ranking das montadoras
O ano de 2011 começou com uma virada no ranking das montadoras. A Volkswagen passou a Fiat nas vendas de automóveis e na soma dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves.

Agora, ao considerar somento os automóveis, a VW tem 26% de participação no mercado, com 47.032 unidades vendidas. A Fiat ficou com 20,4%, com 36.807 unidades. A General Motors permanece no terceiro ligar com 19,17% do mercado (34.596 unidades), seguida da Ford, com 9,79% de market share (17.663). A Renault ficou na quinta colocação ( 5,90%), seguida da Honda (3,72%), Citroën (3,23%), Peugeot (2,7%), Hyundai (2,49%) e Toyota (1,93%).

Já nos emplacamentos de comerciais leves, a Fiat manteve a liderança com 19,87% de fatia no mercado nacional, com 9.818 unidades emplacadas. Por outro lado, a Volkswagen passou a General Motors e ficou no segundo lugar, com 7.519 unidades e 15,22% de participação. A GM fechou janeiro com 3,28% de market share, seguida da Ford (10,7%), Hyundai (6,71%), Mitsubishi (6,38%), Toyota (6,04%), Honda (2,94%), Citroën (2,92%) e Kia (2,76%).

Ao passar a Fiat no segmento de automóveis e a GM no de comerciais leves, a Volkswagen consegue a liderança no mês na soma das duas categorias. Assim, soma 54.551 unidade, com 23,73% de market share. A Fiat fecha o mês com 46.625 unidades (20,28%), seguida da GM, com 41.159 unidades (17,91%), Ford (9,98%), Renault (4,89%), Honda (3,56%), Hyundai (3,40%), Citroën (3,16%), Toyota (2,82%) e Peugeot (2,52%).

A Fiat liderou em vendas na soma de automóveis e comerciais leves em todos os meses de 2010. Somente ao considerar automóveis, a fabricante italiana liderou em sete meses contra cinco da Volkswagen. O último mês em que a montadora alemã liderou foi novembro.

Do G1