Vendas de veículos caem em fevereiro e têm alta no bimestre sobre base fraca

Balanço do mês da Fenabrave mostra boa média diária de emplacamentos, beneficiada pelo número menor de dias úteis

Fevereiro sempre é meio dramático para o mercado automotivo. Com menos dias e geralmente com o Carnaval para arrefecer o movimento nas concessionárias, o volume de vendas de veículos costuma ser menor ou ter crescimento tímido. Não foi diferente em 2023. Segundo balanço da Fenabrave publicado na quinta, 2, foram quase 120 mil unidades de automóveis e comerciais leves emplacados em fevereiro.

O volume é 2,6% menor que o registrado em fevereiro do ano passado. E, naturalmente, 8% inferior a janeiro de 2023 devido ao menor número de dias. A boa notícia está no acumulado do ano. Apesar da queda interanual registrada em fevereiro, as mais de 250 mil unidades vendidas no primeiro bimestre representam alta de 4,4% no comparativo com o mesmo período de 2022 – porém, sobre uma base fraca.

A Fenabrave celebrou as vendas diárias de veículos em fevereiro (12.801 unidades). O desempenho comercial representa alta de 11,1% sobre o mesmo mês de 2022 – claro, beneficiado pelos quatro dias úteis a menos. No acumulado do ano, os emplacamentos diários já mostram evolução de 14,2%.

Entre os veículos mais emplacados a Fiat Strada desponta mais uma vez. Porém, o Chevrolet Onix, que já foi o mais vendido do país por cinco anos seguidos, retomou de vez a ponta entre os carros de passeio. O hatch compacto da General Motors, que já tiha sido o líder do segmento em janeiro, confirmou a primeira posição em fevereiro. No acumulado do bimestre, já soma 13.246 unidades. Disputa acirrada com a Strada para ver qual vai ser o veículo mais vendido do país.

Do Automotive Business