Vendas de veículos Euro 6 travam à espera do anúncio do governo

Se desde o início do ano as vendas de veículos Euro 6 não engrenaram, há dez dias nada se vende na expectativa de anúncio do governo federal na quinta-feira, 25, relacionado a medidas de incentivo à indústria, o que poderá envolver redução tributária e linhas subsidiadas para o financiamento de veículos. Foi o que afirmou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Engatinhando por causa do seu preço de 20% a 30% superior aos modelos da tecnologia anterior, e em meio a contexto de instabilidade econômica em que os juros persistem em patamar elevado e o crédito, frente ao aumento da inadimplência, torna-se mais restrito, os emplacamentos de caminhões com a nova motorização representaram apenas 11,8% das 36,4 mil unidades comercializadas de janeiro a abril, segundo a Anfavea. No caso dos ônibus, a representatividade é ínfima: 1,5% ou 112 unidades.

De acordo com Alouche em maio, até o momento, as vendas estão ainda menores do que em abril, mesmo sem a mesma quantidade de feriados: “Há cerca de dez dias não se vende nada. Os clientes estão esperando o anúncio do governo”. O executivo afirmou que o mercado está em compasso de espera principalmente por causa da falta de crédito.

Alouche citou que os setores que mais carecem de empréstimo são os de distribuição urbana e varejo, mas que mesmo no agronegócio, no qual não falta dinheiro frente a safras recordes, foi colocado o pé no freio no aguardo de definições dos rumos da economia. No quadrimestre as vendas de caminhões ficaram praticamente estáveis frente a igual período em 2022, por causa dos modelos Euro 5 ainda disponíveis no mercado. Porém, em abril, os 7,8 mil emplacamentos ficaram 16,6% abaixo do mesmo mês no ano anterior e 22,2% inferiores a março.

Da AutoData