Vendas e exportações de carros arrefecem em agosto na China

Mesmo assim, emplacamentos seguem em alta no ano e incentivos para compra de veículos eletrificados alavanca resultados de BYD e Tesla

O mercado de automóveis na China não teve um resultado positivo em agosto como nos meses anteriores, mas segue em ascensão no ano. Números divulgados pela CPCA (Associação de Carros de Passageiros da China) indicam que a indústria teve queda nos resultados pelo quarto mês consecutivo. Em agosto, o volume foi 1,1% menor em comparação aos resultados obtidos um ano atrás.

Em contrapartida, as vendas de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in cresceram em agosto, como reflexo da tendência dos consumidores em aderir à eletrificação. Houve alta de 43,2%, sendo que a líder de mercado BYD estabeleceu um novo recorde e a Tesla registrou seu melhor mês em 2024.

Esse aumento é resultado direto do generoso subsídio de quase o equivalente a US$ 3 mil concedido pelo governo chinês na troca de um carro movido a combustão por um eletrificado. O volume de exportações em agosto não repetiu o bom desempenho registrado em julho, quando houve alta de 7% na quantidade mensal.

Mesmo assim, não há motivos para reclamar, já que analistas de mercado e economistas estimam que o crescimento em agosto tenha sido de 6,5%. O resultado será divulgado nos próximos dias.

Do Automotive Business