Vendas globais de carros elétricos passaram de R$ 5 trilhões em 2022

Bom resultado e projeção para 2023 fazem montadoras realizar mais investimentos

As fabricantes abrem os cofres de olho na ascensão dos carros elétricos. Uma reportagem publicada pela Bloomberg apontou que as montadoras investiram US$ 388 bilhões (aproximadamente R$ 2,01 trilhões) neste segmento em 2022, um aumento de 53% frente ao ano anterior.

O aumento nos investimentos não se deu à toa. Contabilizando os dados do ano passado, as vendas globais de veículos elétricos no segmento de automóveis de passeio chegaram a US$ 1 trilhão – ou algo em torno de R$ 5,2 trilhões. E mais: uma estimativa realizada pela Bloomberg aponta que as vendas globais de carros elétricos podem chegar a US$ 2,5 trilhões (cerca de R$ 13 trilhões) por ano.

A previsão, inclusive, é de recorde para 2023. Apenas no segmento de automóveis de passeio, a projeção é de passar tranquilamente de US$ 500 bilhões (ou R$ 2,6 trilhões, em tradução livre). Ou seja, na soma dos resultados de todos os veículos movidos a eletricidade, o resultado deve facilmente passar do resultado de 2022.

As cifras explicam em parte porque as montadoras investem pesado no desenvolvimento de plataformas dedicadas a carros elétricos. Considerando que um produto tem um ciclo de vida médio de seis a 10 anos, desenvolver uma nova base é um processo muito caro e demorado, daí a importância de aproveitar um projeto no maior número possível de modelos – como a Volkswagen faz com a plataforma MQB, por exemplo.

Do Automotive Business