Vendas globais de eletrificados plug-in crescem 29% no 1º trimestre

Março registra 1,7 milhão de unidades e avanço de 40% sobre fevereiro

As vendas globais de veículos elétricos e híbridos plug-in somaram 4,1 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da consultoria Rho Motion. Apenas em março foram comercializados 1,7 milhão de carros elétricos, o que representa um aumento de 40% em relação a fevereiro, mesmo com incertezas geradas por mudanças nas tarifas comerciais em mercados-chave.

A Europa foi responsável por aproximadamente 900 mil unidades vendidas no trimestre, o que representa um crescimento de 22% na comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho foi puxado principalmente pelos modelos 100% elétricos (BEVs), com avanço de 27%. Entre os destaques estão a Alemanha, com crescimento de 37%, e a Itália, que teve alta de 64%.  No Reino Unido, as vendas superaram 100 mil unidades em março, estabelecendo um novo recorde mensal, influenciado pelo aumento no número de emplacamentos.

Na contramão, a França registrou queda de 18% nas vendas de elétricos no trimestre, resultado da redução de incentivos do governo. Nesse mercado, as vendas de BEVs caíram 5%, enquanto os híbridos plug-in (PHEVs) recuaram 47%. Na América do Norte, foram vendidas 500 mil unidades no primeiro trimestre, representando crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do avanço, o cenário é incerto devido às novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos.

A China permanece como o maior mercado global de veículos elétricos, com 2,4 milhões de unidades vendidas no trimestre e crescimento de 36% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Apenas em março, o país se aproximou da marca de 1 milhão de unidades vendidas, patamar alcançado anteriormente em agosto de 2024.

Do InsideEvs