Vendas globais de VEs atingem 12,5 milhões de unidades no ano

As vendas globais de veículos elétricos (VEs) registraram 12,5 milhões de unidades de janeiro a agosto de 2025, o que representa uma alta de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apenas no mês de agosto, foram comercializados 1,7 milhão de veículos totalmente elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), 5% a mais que o mês anterior. Os dados são da Rho Motion, empresa britânica de pesquisa especializada em cadeia de suprimentos da eletromobilidade.

A China continua com o maior impacto nas vendas, com 7,5 milhões de unidades de janeiro a agosto de 2025, o que também representa crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2024. Porém, a taxa de crescimento desacelerou em julho e agosto, na comparação com o mesmo período de 2024, quando subsídios adicionais estimularam a demanda. Já a Europa, com 2,6 milhões de unidades vendidas no ano (alta de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior), também chama a atenção.

E há de se destacar o avanço de marcas chinesas no continente, em especial a BYD. Outro destaque é o avanço da eletrificação no resto do mundo, que superou a marca de 1 milhão de unidades vendidas de janeiro a agosto de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que comprova que o mercado de veículos elétricos já é uma realidade global, e não mais centralizada em nichos.

A América do Norte, com 6% de crescimento nos oito primeiros meses de 2025, vive a expectativa pelo fim dos créditos fiscais para as aquisições de VEs, disponíveis até o fim de setembro. Segundo a análise da Rho Motion, o desempenho global de vendas de VEs mantém ritmo constante de aceleração. A expectativa é que o ano de 2025 feche com 18 milhões a 19 milhões de veículos elétricos vendidos no mundo.

Do Canal VE