Vendas no varejo sobe 2% em julho

O volume de vendas no varejo cresceu 1,9% em julho, na comparação com junho, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é o maior desde janeiro de 2012, apontou o organismo, e ficou acima da média de 0,3% estimada pelo Valor Data. O intervalo das projeções era de 0,4% a 0,8%. Em junho, as vendas do varejo foram revisadas para um aumento de 0,4% ante maio.

Considerando o comparativo mensal, oito das dez atividades registraram elevação no volume de vendas, como tecidos, vestuário e calçados (5,4%), móveis e eletrodomésticos (2,6%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,8%). Em contrapartida, registraram baixa combustíveis e lubrificantes (-0,4%) e veículos e motos, partes e peças (-3,5%).

Perante julho de 2012, o volume de vendas do varejo subiu 7,2%. No acumulado do ano até julho, houve expansão de 3,5%, ao passo que, em 12 meses até julho, o avanço foi de 5,4%. 

A receita nominal do varejo restrito subiu 2% em julho, depois da alta de 0,8% (dado revisado) em junho, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com julho de 2012, a receita nominal subiu 13,8%. Em 12 meses, a alta foi de 12,2%.

No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 0,6% entre junho e julho, já descontados os efeitos sazonais. Perante um ano antes, houve elevação de 3,7%.

A receita nominal, por sua vez, ampliou-se 0,8% em julho, no comparativo mensal, e registrou incremento de 9,6% em relação a julho de 2012.

Do Valor Econômico