Vice-líder no geral, VW Polo emplacou mais da metade em vendas diretas
Strada e Toro garantem dobradinha da Fiat entre os comerciais leves
Após registrar avanço em abril, as vendas diretas recuaram em maio. Dos 166.361 veículos emplacados no mês passado, 47,94% foram através da modalidade. A Fiat, com 26,49% de participação de mercado, completou 33 meses consecutivos no topo. VW (19,27%), Chevrolet (16,25%) – estas em posições invertidas em relação a abril – Jeep (8,95%) e Toyota (6,53%) completaram o top 5.
A grande surpresa do mês foi a liderança do VW Polo (4.049) – 6º colocado em abril -, com mais da metade de seus registros fora do varejo. Nº 1 entre os SUVs e crossovers, o Jeep Compass (3.508) garantiu a 2ª posição com pouca vantagem em relação ao Chevrolet Onix Plus (3.442), líder entre os sedãs. VW T-Cross (2.951) e Jeep Renegade (2.724) completaram o top 5.
Terceiro no último ranking, o Chevrolet Onix (2.269) caiu para o 8º lugar ao ser superado pelo Fiat Mobi (2.675) e pelo Fiat Argo (2.620). Chevrolet Tracker (2.251) e Fiat Cronos (2.052) – o mais dependente da modalidade dentre os dez primeiros – vieram na sequência. Assim como em abril, o Toyota SW4 (56) foi o menos dependente, concentrando mais de 95% de suas vendas no varejo. Na Volvo, à exceção do XC90 (113), todos os demais modelos presentes no top 50 tiveram 100% de suas unidades registradas na modalidade.
Já entre os comerciais leves, a dobradinha da Fiat voltou a acontecer após a interrupção em abril, com a Strada à frente da Toro por quase 3 mil unidades (6.932 x 3.949). Em seu 3º mês cheio, a Chevrolet Montana (1.725) repetiu a presença no top 5, mas ainda atrás da Chevrolet S10 (2.019). Líder no varejo, a Toyota Hilux (1.167) teve menos de 30% de seus registros em vendas diretas.
Do Motor1