Vicentinho desmente deputado do PFL

Na quinta-feira da semana passada, a Rede Globo colocou no ar, sem chegar nem ouvir os denunciados, matéria acusando assessores de deputados do PT de estarem na lista de pessoas que foram ao Banco Rural de Brasília. A reportagem, inteiramente baseada em dados levantados pelo deputado do PFL Rodrigo Maia,  dava a entender que eles poderiam ter ido ao banco sacar dinheiro do suposto mensalão.
 
Entre os funcionários acusados está um assessor do Deputado Vicentinho, Jairo dos Santos, que NUNCA esteve no Banco Rural e mora numa cidade no interior de São Paulo. A prova de que o Jairo citado na reportagem é outro é que o número da Carteira de Identidade do assessor de Vicentinho é diferente do número do RG que consta na  listagem do Banco.
 
Ontem, o deputado Vicentinho, que estava fora do Brasil em missão oficial pela Câmara dos Deputados, divulgou nota oficial em que afirma que vai interpelar a Rede Globo, que colocou a matéria no ar sem consultar seu gabinete e também apresentar representação contra o Rodrigo Maia por quebra de decoro parlamentar.
 
Leia a íntegra da nota do Deputado Vicentinho:
 
Brasília – DF, 19 de julho de 2.005

Comunicado à sociedade

Como estava fora do país, em missão oficial pela Câmara dos Deputados, e afim de reforçar nota anterior divulgada com referência às notícias veiculadas recentemente, que tiveram como base “informações” do deputado federal Rodrigo Maia (PFL-RJ), sobre da ida ao Banco Rural no Shopping Brasília de um cidadão cujo nome é Jair dos Santos, RG 12.591.721 emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, informo que:

1- Não se trata de Jair dos Santos, membro da nossa equipe de assessoria, portador do RG 16.650.257 emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (primeiro e único RG). O companheiro Jair dos Santos é trabalhador rural assentado no município de Motuca, interior de São Paulo, cuja missão é estabelecer o relacionamento entre este deputado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Assalariados e da Agricultura Familiar, no que diz respeito às questões da Terra.

2- O companheiro Jair dos Santos, seguramente, nunca esteve no Shopping Brasília e muito menos no Banco Rural. O companheiro Jair dos Santos esteve em Brasília em julho de 2004, participando do 1º Encontro Nacional da Agricultura Familiar e em novembro de 2004, participando do Encontro “Terra e Água”. Logo, não coincide com setembro de 2003, data em que, segundo a “informação” do deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ), o senhor Jair dos Santos, RG 12.591.721 SSP-PA, passou no banco Rural.

3- Trata-se, portanto, de um caso comprovado de homônimo já conferido pelo jornalista Lúcio Vaz, do jornal Correio Braziliense há 15 dias. Mesmo assim, fomos surpreendidos pelas notícias estampadas na televisão e nos jornais.

4- A atitude do deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ) deveria ser, antes de tudo, me consultar. Não o fez. Com isso caracteriza-se, portanto, um gesto irresponsável, maldoso, quebrando assim o decoro parlamentar.

5- Esta situação proporcionou para mim, meus familiares, minha comunidade religiosa, aos conselheiros de meu mandato, meus companheiros nos sindicatos e nas fábricas e para todos aqueles que me conhecem e sempre acreditaram em mim, um profundo constrangimento, com danos incalculáveis.

6- Diante dessa situação, tomarei as seguintes decisões:

a)     Interpelar a Rede Globo, porque não nos consultou, nem minha assessoria,  antes da veiculação da matéria no Jornal Nacional que foi ao ar no dia 14/7 às 20h15.

b)    Interpelar o jornal Correio Braziliense, porque mesmo sabendo anteriormente de que a informação era falsa, ainda a publicou.

c)     Solicitar publicamente ao senhor Jair dos Santos, RG 12.591.721 SSP-PA, que se apresente por meio da mídia ou à Câ